segunda-feira, julho 31, 2006

Férias!!!


Vou para as minhas micro férias hoje e o tempo não passa mais...
Escolhi como companhia de férias este ano o novo livro de Susie Orbach " A impossibilidade de Sexo" da editora Estrela Polar.
Esta autora, psicanalista de profissão, tem uma abordagem do paciente de uma forma assaz curiosa. Não sendo própriamente inovadora, Susie Orbach, defende que a interacção emocional entre o paciente e o psicanalista é fundamental para uma boa terapia; nada daquela ideia que nos habituámos a ter destes profissionais, desligados, expectantes e sem se envolverem emocionalmente com os problemas de quem os procura.
Escreveu outras obras extremamente interessantes de destacar " O que querem as mulheres" e livros ligados à problemática das desordens alimentares sob o prisma psico-terapêutico.
O seu relatório de 2004 " A verdade da Beleza", em colaboracão com outra terapeuta Nancy Etcoff, da Universidade de Harvard, deu origem a uma das mais belas campanhas de publicidade que já tivemos oportunidade de ver: a "Campanha pela Beleza Real" da Dove, onde apareciam imagens de mulheres comuns de todos os tipos e tamanhos, algumas delas com cabelos brancos e cicatrizes.
Posso dizer-vos que este último livro desta autora/psicoterapeuta, com 370 páginas, é de tal forma empolgante que devorei já metade no fim de semana e trata de casos imaginários, mas muito reais baseados na prática clínica com o seus pacientes ao longo de 20 anos de actividade. São dissecados males tão comuns como a depressão, a solidão, o apetite compulsivo, os desejos sexuais insaciáveis e o medo da intimidade, revelando com muita franqueza o efeito que os pacientes têm sobre a terapeuta desvendando, de alguma forma, a maneira como a nossa mente funciona.
Boas férias!!!!