quinta-feira, novembro 30, 2006

4 da tarde...


São quase 4 horas da tarde e já deito a empresa pelos poros. Alguém "escandalosamente importante" virá aqui dentro de minutos e que terei de acessorar num trabalho completamente idiota, prevê-se portanto um final de tarde de seca.
...»
Vem aí o mês de Dezembro e a Fnac hoje estava impossível de aturar à hora do almoço. Parece que estamos em guerra e as pessoas abastecem-se selváticamente. Costumo lá andar de volta das novidades e do cantinho "indie", sempre que posso, e hoje comprei o novo dos neo-zelandeses The Veils e o "Poses" do Rufus Wainwright que andava a namorar há algum tempo. Desesperei para arranjar bilhetes para o Stuart Staples... debalde... não será desta. E disse adeus a um querido amigo que vai de mini-férias com a família.
...»
Dia absurdo que não chega ao fim; e o Natal à porta, sou fã, mas já me começa a faltar a paciência (ainda a procissão vai no adro), detesto consumismo. Este ano vai tudo corrido a livros, já avisei, tirando o meu sobrinho.
...»
Estou constipada e entupida como um verme e a melancolia de "Cigarettes and Chocolate Milk" invade-me, ocupa-me todos os neurónios.
...»
Um instante de alegria para abrir o novo livro ilustrado que chegou: a Farsa de Inês Pereira, esse mesmo, o de Gil Vicente; está mesmo engraçado.
...»
Apetece-me escrever, escrever e escrever mais ainda, mas não me apetece mexer uma palha... que enorme neura... é sempre assim em pré-feriados...
...»
Vou beber um chá...
...quem sabe se nas folhas do fundo da minha chávena se desenhará um anjo que me pegue na mão e me salve desta existência miserável...


...» a foto belissíma é de Joel Calheiros e foi tirada do site 1000 imagens

18 comentários:

Anónimo disse...

há dias assim... onde parece que nada corre a contento.... mas são só dias.... outros haverá onde tudo será perfeito!!!!
A foto é realmente belíssima... tal como o texto!!! Grande dupla!!!!

António disse...

A vida é como os elevadores...
Umas vezes para baixo, outras para cima...

Mas onde raio fui buscar esta frase?

Bom fim de semana e... um sorriso.

Anónimo disse...

assessorar...
selvaticamente...
belíssima...

salva-se o debalde (mas que erudita!)

Shaktí disse...

fernando: pois é "but the show must go on" não é mesmo?

reporter: ;)) valeu a intenção, eu percebi. Bom fds; sorrisos aos molhos, como as violetas.

raul: polícia ortográfico parte II, o império contra-ataca?...
para ti era mesmo de balde... porque erudita não sou. Que tal criares o teu próprio blog para podermos ser todos deslumbrados pelo teus enormes conhecimentos e capacidades criativas? Eu ia adorar!

Bom fim de semana a todos... debalde a chuva rsrsrsrrsrsrsrs.

Anónimo disse...

o apontamento ortográfico incomoda-te? porquê? dificuldade em lidar com críticas... ou com as tuas proprias limitações?

e sim, já se tinha percebido que não és erudita..
e que "de balde" é que é a tua verdadeira natureza...LOL

Shaktí disse...

raul: não tenho problemas em lidar com críticas desde que sejam construtivas e a tua não é. Mas não tens tu também limitações? De qualquer forma existem muitos blogs na blogosfera e se a tua atitude perante aqueles que consideras maus vai ser esta então vais ter imenso que fazer. Boa sorte para essa tarefa... vais precisar. Mas continuo ansiosa à espera do teu blog ou não tens nenhum?... É que gosto de aprender com os melhores, se for este o caso, claro.

Anónimo disse...

É claro que eu tenho as minhas limitações, como todos os mortais.. E posso garantir-te que não faço parte dos melhores, nem na blogosfera, nem fora dela.. E não, não tenho nenhum blog. Sou apenas um leitor esporádico de blogs que não os cliva em bons e maus, mas sim em mais, ou menos interessantes.. de acordo com os meus interesses, claro.
Mas independentemente do conteúdo, que os há diversos e para todos os gostos, parece-me fundamental a correcta utilização da língua portuguesa, quer a nível gramatical quer ortográfico.. Que triste ver um belo texto que expressa ideias interessantes assombrado por alguns pontos negros da escrita..
Por isso, porque não chamar a atenção ao escritor para os "erros/distracções"? Não me aprece ofensivo, mas até enriquecedor/construtivo, na medida em que o poderá levar a uma posterior correcção..

Ah, e devo acrescentar que não disse que este blog era um "mau blog"..
(parece-me é que quem o escreve tem uma atitude agressiva para aqueles leitores que não lhe vêm dar palmadinhas nas costas.. que está sempre de "pé atrás".. que vê uma crítica em cada reparo....)

Shaktí disse...

raul: de qualquer forma aceito a tua explicação e os teus reparos ortográficos e até nem pareces má pessoa. Quanto às "palmadinhas nas costas" não me parece que seja sempre assim. Já tenho recebido duras críticas mas sabes como é, cada um tem direito à sua opinião e eu também e assiste-me o direito de me insurgir quando os comentários são desagradáveis. Se me consideram agressiva é, sinceramente, para o lado que durmo melhor. Nunca me preocupou muito o que os outros pensam de mim até porque poucos são os que me conhecem pessoalmente por isso apenas se tecem comentários ao que está escrito e não à pessoa em si.

Anónimo disse...

bom dia!

A língua portuguesa é como a neura, evolui, numas épocas mais a nosso gosto, noutras nem por isso.

Eu por mim acabaria com as neuras e com alguns "ç" cedilhados que tanto me confundem, mas isto sou eu, que não acredito na perfeição!

O que é certo é que hoje estou eu de neura e a confusão com as cedilhas continua!

:-)

Abreijos e palmadinhas nas costas para a Shaktí

Shaktí disse...

antónio: eu confesso que a altura em que mais me preocupo com a língua é quando a queimo na chavena do café ;-)) aí nem consigo dizer nada com ou sem cedilhas rsrsrsrrsrs

Beijocas e obrigada pelas palmadinhas...

António disse...

Caro Raul
No melhor pano cai a nódoa...
Com que então..."não me APRECE ofensivo"...
Um abraço e cuidado com a língua portuguesa.

Peço desculpa à Shakti por ter metido a foice em seara alheia.

Shaktí disse...

reporter: também reparei; mas sabes eu acredito na máxima que comportamento gera comportamento e detesto posições mais ou menos de "guerrilha", portanto deixei passar, contudo os factos falam por si.
Fizeste bem ter metido a foice em seara alheia por duas razões: primeiro porque este é um espaço democrático, todos podem falar e dizer o que pensam, segundo porque tens um blog (muito melhor que o meu diga-se de passagem) logo estás em pé de igualdade para comigo, isto é, estás "exposto", se é que me faço entender.
Para concluir permite-me que agradeça a simpatia do teu gesto.

Anónimo disse...

Não queria deixar de fazer mais um comentário, depois desta troca de pontos de vista.
Como leitor de blogs, é para mim muito mais interessante, os pontos de vista e sentimentos expressos, do que um erro ou outro que possa acontecer... até porque quem escreve on-line, terá poucas ou nenhumas hipóteses de corrigir erros ortográficos.

Shaktí disse...

Fernando: essa é também a minha opinião, por essa razão, não obstante em diversas visitas a blogs notarmos que o português pode não ser de uma perfeição imaculada, o que é certo é que o material, salvo excepcções claro, é todo original e muitas vezes debitado on-line o que propicia a que os erros aconteçam. Essa originalidade tão fiel é muito mais do que o que encontramos, aqui e ali, em grandes escritores de sucesso, perfeitos linguístas, com nome firmado nas nossas artes. E falo apenas dos que escrevem porque temos manifestações criativas de índole diversa na blogosfera.
Penso também que a essência de um blog é o mais importante por isso devemos ter algum cuidado de não ficarmos apenas por um post e descarregar aí as nossas baterias, contra ou a favor.
Aliás atrás de um teclado está, decididamente, uma pessoa e uma experiencia de vida que nos pode proporcionar emoções interessantes. Eu pelo menos assim penso.
Obrigada pela tua participação espero ter-te por aqui mais vezes.

António disse...

Perdoem mas, ao intervir, fi-lo não pelo erro (chamemos-lhe "gralha") do amigo Raul, mas pela forma como entrou em cena.
Quantos lapsos linguísticos e de escrita cometemos...
Não vamos - eu não vou - entrar em litígio.

Shakti, tudo é relativo. Até o valor dos blogues. Além da democracia... eheheh

Shaktí disse...

reporter: eu entendi a razão da tua intervenção, o erro de "gralha" é perfeitamente passível de acontecer, seja onde for e seja com quem for; quando ripostei também não foi pelas correcções ortográfica, que agradeço sempre. Ou outras, lembro-me por exemplo que num post mais antigo cometi um engano ao atribuir um título de um filme ao realizador errado; fui prontamente corrigida e alterei de imediato a situação. Esta é a minha maneira de estar: o seu a seu dono.
Também me afasto dos litígios sempre que posso mas não viro a cara quando tenho de a dar e por mim e pelas minhas coisas dou-a sempre.
Tudo é relativo, concordo, até a democracia mas que existe, existe.
Quanto ao valor do teu blog, por favor, ele é evidente. Mas isso sou eu a pensar...

António disse...

Obrigado, Shakti.

Shaktí disse...

reporter: ora essa, amigo, de nada!