quarta-feira, agosto 30, 2006

A boca...



" Examinava a sua doce boca; existia verdadeiramente nela o esplendor de tudo o que é divino; a curva magnifica do curto lábio superior, a suave e voluptuosa languidez do inferior, as covinhas que se formavam no rosto e a cor eloquente, os dentes que reflectiam, com brilho quase ofuscante, o menor raio de luz sagrada, que sobre eles caíam naquele seu sereno e plácido sorriso, que era ao mesmo tempo o mais exultantemente radioso que alguma vez vi."
Edgar Allan Poe in Histórias Extraordinárias
( ode à sua amada Lady Ligeia)

19 comentários:

Nuno Lourenço disse...

Que bela dedicatória, beijo.

Shaktí disse...

Nuno: eu achei lindissíma também, eram 2 da manhã ontem e andava às voltas na cama com o Poe, adoro este escritor.
Beijo e obrigada pela tua visita

Unknown disse...

Sublime!...
Que pena que se tenha deixado de escrever assim...

Um beijo

Shaktí disse...

ammedeiros: eu adoro Poe, a sua escrita espelha a sua alma torturada, intensamente apaixonado, talvés descreva mais a morte que a vida, ou a morte como parte integrante, finalizante da vida, destacando que apenas sobrevivemos à morte porque somos lembrados e o amor tudo transcende.
Talvés se escreva ainda assim mas não com tanta paixão ou com tanta idolatria ao sofrimento por amor.
Obrigada pela sua visita.

Shaktí disse...

Pm: sim, um mestre como poucos.
Eu penso que Poe distingue-se pela genialidade com que abraça a morte na sua escrita, sempre a procurou aliás.
Hoje em dia talvés não se escreva com tanto lirismo com tanta certeza que o amor é transcendental e que nos atravessa como um punhal, dilacerando-nos as entranhas, não existimos sem ele. Lady Ligeia, a amada que ele tão primorosamente descreve nas páginas do seu conto estava já morta contudo Poe sentia-a ainda como viva.
Se souberes de autores com as mesmas características literárias de Poe ou similares, gostaria que me recomendasses a sua leitura, é sempre um prazer descobrir autores que não conheço.
Obrigada por me teres visitado mais uma vez.

Shaktí disse...

Sda: é verdade...
Um beijinho também para ti

Nuno Lourenço disse...

Assim como fotografar é escrever com a luz...

Shaktí disse...

nuno: (**,) nem mais...

Unknown disse...

pm

Penso que se terá precipitado na leitura que fez da minha questão...
Mas respondendo à sua questão, devo dizer-lhe que não deixei de ler, aproveito inclusivamente a oportunidade para agradecer a Shaktí pelo facto de me recordar Poe e me fazer procurar na estante os seus contos.
Quando me refiro à escrita não é tanto pela forma mas pelo conteúdo, respeito a sua opinião, embora mantenha a minha, escreve-se, mas já se não escreve assim. Posso ainda garantir-lhe que não é "fácil" falar do passado, já que para tal é preciso ter-se um conhecimento mais do que superficial do mesmo, quanto ao presente...aqui o temos, do futuro não falo, excepto pela leitura do passado com as devidas reservas e o restante fica para os videntes e afins.
Resta-me ainda esclarecer que quando afirmei que lamentava hoje não se escrever assim, não estava implícita nem explícita qualquer limitação ou restrição ao facto de dizer bem do presente ou do futuro, excepto no respeitante à escrita. A limitação da interpretação e generalização é sua.
A boa leitura ajuda-nos a fazer leituras e análises correctas do que lemos sem nos precipitarmos nas conclusões.

Anónimo disse...

talvez, não talvés

Shaktí disse...

olha!... temos um prontuário ortográfico anónimo, obrigada pela correcção, isso é que é tempo livre hum...

Unknown disse...

pm

Subscrevo. Afinal sempre estivemos plenamente de acordo, apenas nos expressámos de maneiras diferentes.
Temos que partilhar umas quantas sugestões de leitura! Vá lá à sua estante, que eu vou à minha! (com um pouco mais de pó que a sua, talvez... :))
Não há nada para perdoar.
Agradeço a sua visita lá pelo meu recanto, apareça quando quiser, tenho muito gosto!

Um beijo

Anónimo disse...

Olá shkati ainda sobre a amizade colorida não soube qual a tua opinião.O texto que te escrevi é baseado em pura fixão e fez parte de um post que coloquei num antigo blog meu que se chamava"por um Mundo Melhor Quanto Baste"mas tive de acabar com ele e com a escrita pois tive uma depressão grave, e só agora me vou atrevendo a escrever aos poucos nos blogues de outras pessoas.Tenho ainda alguma dificuldade para articular as palavras e possivelmente dou alguns erros, mas espero que me perdoes ok?
Leo

Shaktí disse...

Pm e Ammedeiros: a vossa estante deve ser maior do que a minha ou melhor recheada pois esta nunca tem pó. Anda por lá sempre um enorme reboliço : )))
Talvés porque goste de revisitar alguns autores sempre que algum elemento do quotidiano me faça aceder a algo que me lembre de ter lido em algum livro, como penso que todos fazemos um pouco.
É um prazer contar com a vossa presença e participação neste espaço.

Shaktí disse...

Leo: a resposta ao teu comentário está no post anterior onde colocaste o teu texto.
Por mim podes participar sempre que queiras e dá os erros todos que tiveres de dar, sou perfeccionista mas não sou fanática :-)))))
Um beijo e um abraço para ti, espero que em breve te sintas suficientemente bem para relaçares o teu blog de novo.

António disse...

Edgar Allan Poe: a sua escrita esmaga...
Boa escolha, Shaktí

Shaktí disse...

sonho_irreal: Edgar Allan Poe é excelente e para ti que não conheçes a obra podes tomar o gosto a Mr Poe, por exemplo, aqui http://paginas.terra.com.br/arte/PopBox/framepoe.htm
Obrigada pela tua visita

Reporter: Obrigada! Poe povoou alguns dos meus pesadelos era eu ainda muito jovem, tal foi sempre o fascínio que senti pela sua escrita.
Obrigada pela visita

António disse...

Tenho este blogue na minha lista de favoritos.
E não é meu hábito fazer favores.
Se lá está é porque entendo que merece estar.
Voltarei. Prometo. Aliás, ameaço!

Shaktí disse...

reporter: espero pelas tuas visitas que retribuirei claro!