segunda-feira, setembro 18, 2006

Crash(em) na Praça do Comércio


Para assinalar a semana da mobilidade a cidade de Lisboa disponibiliza aos apressados transeuntes uma mega exposição literalmente esmagadora.
Esta exposição de 36 veículos acidentados está disponível para ser vista e revista de 18 a 24 de Setembro em plena Praça do Comércio.
Eu vi-a hoje de manhã bem cedo e apenas li algumas das histórias que envolveram veículos e ocupantes e não consegui deixar de me emocionar, por um lado, e de me revoltar, por outro.
É realmente chocante a realidade dos sinistros nas estradas no nosso país e não só (http://paz-na-estrada.blogspot.com/).
"A iniciativa integra-se também na “Lisboa Capital da Segurança Rodoviária 2006” e vai permitir ao público participar em simuladores de condução virtual, de capotamento e de colisão, fazer testes de condução defensiva e ainda obter recomendações personalizadas sobre as condições de segurança do transporte de crianças dentro de um automóvel (sic http://www.cienciapt.net/congressosdesc.asp?id=5045)".
Convido-vos a passarem por lá, apenas vendo se sente o problema como ele deve ser sentido.

-----------------------
E claro lembrei-me...
...de diversas cenas de CRASH de David Cronenberg, um extraordinário filme habitado por corpos e máquinas, recheado de obsessões e perturbações de personalidade, revelando a brutalidade do ser humano.
Uma história que paira entre o erótico e o anti-erótico (excelente análise pode ser lida aqui http://www.bocc.ubi.pt/pag/cordeiro-paula-crash.pdf#search=%22crash%20de%20david%20cronenberg%22).
E também de um outro filme com o mesmo nome Crash de Paul Haggis, referindo-se este ao choque social e urbano entre pessoas, as suas mentalidades, desejos e pulsões (igualmente uma análise interessante pode ser vista aqui http://filhodo25deabril.blogspot.com/2006/03/810-sala-de-cinema-crash.html).
Qualquer um dos Crash fazem parte do meu leque de filmes favoritos, mas David Cronenberg é o meu altar-ego.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta não vi... mas vi muitas outras... identicas... nas estradas... ao longo do milhares de Km que já fiz. Impressionante sem dúvida!!!! Mas muito mais impressionante e chocante é uma visita a Alcoitão, ao hospital onde a maioria das vítimas vivas tenta fazer a recuperação.

Shaktí disse...

Pm: ok fico a aguardar a tua opinião.

Fernando: não podias ter mais razão, obrigada pela tua visão do assunto.

Alien David Sousa disse...

Deve ser uma exposição poderosa.
Crash: gostei, claro.

Shaktí disse...

Alien: sim vale mesmo a pena ver até arrepia. Crash é poderoso tb aliás ambos os filmes são muito bons.