segunda-feira, dezembro 18, 2006

O Natal...


Tinha que ser, falar desta época, não podia faltar um postezito neste sentido.
Mas vai ser curtinho porque já deito o supra citado pelos olhos. Apenas faço uma pequena alusão ao material natalício mais visível, isto é, as prendas.
Já se depararam certamente com as ditas cujas que são tudo menos aquilo que desejamos, procuramos ou que nos faz falta. Mas que se pode fazer às meias que a tia ofereçe, ou aos lenços da avozinha, ou ainda aos panos da loiça da madrinha, até mesmo às cuequitas da amiga idosa da mãe? Nada, não é? É receber e cara alegre:
- Obrigada que giras que são, era mesmo isto que eu precisava... - sorriso amarelo q.b.
...
Como já havia dito algures, este ano as minhas prendas revestiram a forma de livros, em 98% dos casos.
Se receber tantos quanto aqueles que dei, posso garantir-vos, que tenho material para ler na próxima meia-dúzia de anos.
Todos, à excepcção de alguns, gostam de dar e receber prendas, eu pelo menos adoro essas surpresas e confesso que fiz algumas acertando em cheio "na mouche". Acho que sempre tive esse dom, de dar aos outros aquilo que acredito que vão realmente gostar. E gostam.
Mas o cerne da questão deste post não passa por aí. Passa pela capacidade de agradecer uma prenda.
Quem não gosta de receber um postal, um telefonema ou mesmo um micro sms a dizer: OBRIGADA!
Pois, todos nós gostamos. Ficamos orgulhosos e felizes connosco próprios, naturalmente.
Mas... e quando quem recebe uma prenda não diz nada, não escreve, não telefona, não diz nada de nada...?
Que vos passa pela mente nessa altura?
Bem, eu falo por mim: fico com uma neura danada! Apetece-me ter o dom de rebobinar a cassete e de, para aquela pessoa em questão, mandar um pacotinho de excremento de cão sarnento e malcheiroso, de preferência fresquinho e acabadinho de apanhar!
Não me venham com a treta que é a intenção que conta! Que nada! Mesmo que não se retribua a atenção com algo de material, fica sempre bem agradecer na hora, no instante em que se recebe a prenda, ou não tenho razão?
Que faltinha de chá têm algumas pessoas que outrora apelidámos de amigos! Irrrrrrra!

Ainda bem que por vezes acontecem algumas boas surpresas da parte que quem nunca contávamos!

17 comentários:

Anónimo disse...

É fácil "acertar" na prenda certa quando oferecemos a alguém que conhecemos bem e a quem queremos muito.!!!!
O pior são realmente as tias, os primos e aqueles que só vemos uma ou duas vezes no ano.... esses sãoi mesmo difíceis....!!!!
Mas indo ao cerne da questão... é tudo uma questão de boa educação.... um "- Obrigada que giras que são, era mesmo isto que eu precisava... - sorriso amarelo q.b." fax muitas vezes uma falta enorme!!!!!!!!

Shaktí disse...

Fernando: mas educação é o que vemos escassear mais hoje em dia, sendo substituída, largamente, pelo cinismo.
Também acontece que, por vezes, começamos a ver demasiados defeitos nos outros exactamente quando deixamos de gostar deles e aí tudo o que fazem tem conotação negativa para nós.

Anónimo disse...

quase não dou e quase não recebo nesta época... fico-me pelas crianças, mas gosto que os paiznhos os obriguem a telefonar ao tio a dizerem o maravilhoso que sou! :-)

e afinal somos vizinhos e vamos deixar de o ser, já nos devemos ter cruzado muitas vezes!

abreijos camarada!

Shaktí disse...

antónio: eu quase não recebo nada nesta época também, mas faço questão de dar e de avisar toda a gente para não se incomodar comigo a dar prendas, prefiro o tão famoso e singelo OBRIGADA!; não é por nada, é que para mim vou comprando o que gosto ao longo do ano e as pessoas que conheço mal me conheçem e assim poupo-lhes dinheiro a eles e desapontamentos a mim :-))
Se somos vizinhos faz favor de me vires visitar um dia destes ;-))!
Abreijos para ti também amigo!
ps: andavas desaparecido, já tinha saudades dos teus comentários rsrsrsrs... aposto que não sabes nenhuma anedota xungosa sobre o natal?... sim, é um desafio hehe...

António disse...

Prendas... o que havia para dizer sobre prendas mas não temos tempo!
Pois... prendas. Gostaria por começar pela definição de prendas, mas não tenho espaço.
Mas vamos ao sumário.
Caindo num lugar comum, prendas dão-se, desinteressadamente, em qualquer altura.
É evidente que o Natal é próprio à troca das ditas. Com um sorriso de orelha a orelha, toma lá, espreitando onde estará a nossa? O dar interesseiro.
Não posso generalizar porque cometeria um erro.
Sabe muito bem, Shakti, receber uma coisa qualquer - chamemos-lhe prenda - sem outro objectivo que não seja o da troca obrigatória, por algo ou por qualquer gesto. Basta um obrigado, sincero. Tão sincero quanto a sinceridade da oferta.

Eu não disse? O que havia para dizer sobre prendas... mas não temos tempo.
Até porque neste preciso momento tocam à campainha da porta e tenho que ir abrir. Será o Pai Natal?

**

Shaktí disse...

reporter: O tema prendas não se esgota por aqui, claro, muito havia a dizer mas não digo porque, como sabes, tenho mais o que fazer... caixotes por exemplo ;-))
E, sim, concordo, um obrigado cai sempre bem.
Se estão a tocar à campaínha o melhor é ires atender... pode ser a menina do gás, vestida de mãe-natal rsrsrsrsrsr

António disse...

Tenho gás canalizado, mas podem trazer a menina.
Eu saberei dizer... obrigado.
:)

Shaktí disse...

reporter: um obrigada fica sempre bem... bem a menos que só se agradeça quando a prenda é avultada e vistosa...
... é que dessas eu não posso dar, duvido que o meu orçamento natalício desse para pagar a uma menina quer fosse a carregar uma garrafa do gás ou a sair de um bolo rei, rsrsrsrrsrs.

Shaktí disse...

... um pai natal de chocolate, não serve?... :-(( ?? ... que público difícil...

Anónimo disse...

Palmadinhas nas costas é o que todos nós gostamos de receber.

Shaktí disse...

anónimo: As minhas costas são do melhor que há por isso têm direito a tantas... um bom natal para ti, cheio de palmadinhas.

Anónimo disse...

são umas costas (e não só) largas...

Shaktí disse...

anónimo: as minhas larguras são como o sexo dos anjos: não se discutem. Como este deve ser um pensamento por demais elaborado para quem faz um comentário idiota como o teu o que quero dizer é:
- Cada um é como é e ninguém tem nada com isso, faço-me entender ou é preciso fazer um desenho?

Anónimo disse...

faz um desenho...

Shaktí disse...

anonimo: já calculava...

usufrutos disse...

Bom Natal Shakta, e boa sorte com as prendinhas! ;)

Shaktí disse...

ratchim: obrigada e feliz natal também para ti!