domingo, setembro 17, 2006

Actualidades


Esta semana houve alguns acontecimentos que considero, na minha modesta opinião, de destacar porque de alguma forma consistiram em pedradas no charco e que podem indicar alguma mudança nas mentalidades instituídas.
De louvar a iniciativa da Camara Municipal de Almada que promoveu a troca de lixo reciclável por viagens; é assim mais um alerta para a problemática do ambiente e como é válido e simples reciclar o nosso lixo urbano.
Na mesma linha, a da protecção do ambiente, estreou no dia 14 o documentário em forma de filme tendo como protagonista o ex-vice presidente americano Al Gore e as suas preocupações com o aquecimento global do planeta e as sucessivas crises climatéricas que vêm ameaçando a vida na Terra como a conhecemos.
Outra notícia muito interessante tem a ver com o mundo da moda e uma proibição inédita. Na semana da moda a decorrer em Madrid surgiu a proibição, pela primeira vez, da subida às passereles de modelos com uma notória magreza excessiva. De notar a emergente preocupação com a tendência dos jovens de exibirem peso demasiado baixo por forma a seguir os canones actuais da beleza física, esta proibição estimula assim a ideia de uma vida e aparencia saudáveis. Talvés desta forma se consiga abolir a descrepância entre um mundo cheio de obesos e uma indústria que forja na mente das pessoas a magreza doentia como forma de bem estar e sucesso.
Destaco também a iniciativa da Associação Portuguesa de Bioética a qual prepara uma proposta que vai submeter ao Parlamento português a qual, a ser aprovada, premitirá aos doentes terminais ou com doenças crónicas irreversíveis, escolher até quando desejam prolongar os seus tratamentos. Segundo a referida Associação esta posição difere muito da eutanásia.
Por último parece-me positiva a ideia de levar de novo a veredicto público a questão do aborto; concorde-se ou não com a abolição das restrições actuais, são inúmeros os portugueses que não querem ver repetidos os julgamentos de Aveiro ou de Setúbal.
Bom semana para todos!

5 comentários:

JPS disse...

Esta noticias são boas (Mas melhor era mesmo que o Al Gore fosse presidente!)e a Vida de Brian é imperdivel.

Tens um teste... Vai lá!

Shaktí disse...

Zuko: sim gostaria que o Al Gore tivesse ganho talvés as coisas fossem diferentes. O filme é do best!
Quanto ao teste já vi mas passo...

Alien David Sousa disse...

Os meus sinceros parabéns para a Câmara Municipal de Almada.

Anónimo disse...

Cultura.... é pena que as pessoas só reciclem com um prémio á frente.... Mas o que tem que ser tem muita força!!! De qualquer modo Parabéns Almada!!!!
A moda... Estas leis... Como se define "notória magreza excessiva"... Mas lei é lei... e não é feita para ser compreendida por todos...!!!! Mas para princípio... Já é alguma coisa!!!!
Al Gore.... os políticos são muito melhores quando estão na oposição... Cá também....

Shaktí disse...

Sda: não anda cá neste mundo para fazer denúncias de ninguém, lamento que radicalizes tanto as minhas opiniões, provavelmente o melhor é manter-me calada quanto á tua pessoa.

Alien: os meus parabéns para eles também.

Fernando: se não fizessem nada era pior...

Obrigada a todos.