sexta-feira, julho 28, 2006

Fumar...


«Active Evil is better than Passive Good» - William Blake

Sou fumadora, muitas vezes compulsiva... é o meu maior defeito, segundo uns, o meu maior pecado quanto a mim.
Sou desportista, não tanto quanto devia, não bebo alcool, sou vegetariana, activista em prol de causas nobres, manifesto-me ruidosamente contra a injustiça, e tento ser benevolente para os menos favorecidos. Por estas razões fumar é um enorme contrasenso.
Tenho uma fixação oral que se manifesta desta forma e de outras também.
Assumo que gosto de chupar no cigarro, absorvendo a nicotina, vendo o fumo a subir lentamente, e não formulo na minha mente nenhuma imagem romântica ou audaciosa de estilo de vida acima da média, pseudo-intelectual ou outras impingidas pela publicidade. Apenas gozo o prazer, sem falsas culpas.
Porém admito que é um vício social, uma muleta psicológica, um escape, what ever...
O cigarro é meu companheiro na escrita, como agora, arde como ardem as emoções, sempre perto de mim. Já tentei deixar, claro, sou uma pessoa consciente mas o hábito faz este monge reincidir sempre.
Concordo com todas as medidas anti-tabagistas que acho algo hipócritas mas respeito sempre quem não fuma, regateio ocasionalmente, mas respeito.
Deploro e critico uma mulher grávida que fuma, e quem fuma ao redor dela, nunca penso sequer em fumar se estiverem crianças ou doentes por perto, e se alguém se sente incomodado com o meu cigarro em qualquer circunstância, desculpo-me e apago o vício onde posso.
Mas eu fumo...
Faço-o a escrever, a ler, deitada na cama, antes e depois do sexo, a beber café, depois de comer, quando estou nervosa e quando estou relaxada, depois de sair do yôga, quando os colegas já foram embora, escondida, clandestina.
Acho sensual uma boca em volta de um cigarro, sugando o objecto, devagar ou sofregamente, gosto da névoa que se forma à volta das pessoas, como que a reproduzir o meu fenómeno atmosférico favorito: o nevoeiro.
A névoa do cigarro, para mim, para ser realmente perfeita, deveria produzir trovoada com raios, 2º fenómeno atmoférico que mais aprecio.
É um assunto polémico o do cigarro, estou certa disso, mas altamente pecadora confesso, não consigo passar sem ele, como me custa igualmente passar sem sexo.
Não tem nada a ver? É provavel... mas são duas adicções que não me transtorna nada admitir.
Fumadores? Não fumadores? Manifestem-se, opinem.

21 comentários:

Anónimo disse...

Gostei das metáforas do cigarro, fez-me soltar uma gargalhada. Também sou praticante viciada do cigarro, mas com mais contenção.Em casa procuro fumar junto janelas abertas para não incomodar os meus familiares.No emprego respeitei uma colega que me pediu para não fumar.Conclusão fazia umas passeatas de vez em quando para fumar o tal cigarrito. No quarto não fumo pois detesto o cheiro e a "névoa" do cigarro que fica colada às roupas.
Mas para falar verdade o cigarro sabe bem mas detesto ser viciada.
Sei que corremos grandes riscos de saúde uma delas é o entupimento das nossas veias levando-nos a correr grandes riscos de trombose avc, etc. Falo disto porque com o meu marido assim aconteceu, tem as artérias entupidas e teve uma trombose, e de certeza se deve aos longos anos de grande fumador.
Também fiz yoga e ginásio e quando saia das sessões também fumava o meu cigarro envergonhada

Anónimo disse...

Esqueci
Já agora saudações estamos perto! estou escrevendo da Caparica
Leo

RuiPFG disse...

Acho que sabes de sobremaneira a minha opinião sobre esse assunto,mais que nao seja porque ja lidas com essa mesma opiniao desde a altura que os dinossaurios caminhavam sobre a terra.
Continua a ser uma fraqueza, mete-lhe a mascara que quiseres.
Comer carne é algo natural ao ser humano, fumar não é.
Suicidio lento e voluntário, é, a meu ver, uma boa designação para esse acto.
Para já nao falar no facto de incomodar de sobre maneira os não fumadores, que nao se querem suicidar lentamente, ficar com os pulmões negros e nao serem capazes de subir dois lances de escadas sem ficar sem folego, arriscar um cancro, um halito digno dos bodes de tras-os-montes e aquelas manchas liiiiiiiiiiiiiindas nos dedos ( e sustentar os biliões de dolares de lucros das tabaqueiras)
Se nao por ti, então pelos outros, deixa essa merda de lado, e come chupa-chupas sem açucar.

Anónimo disse...

Para Rpedro tem toda a razão somos uns merdas viciados pois acredito que metem substâncias viciantes para ficarmos cada vez mais dependentes!
Socialmnete sei que damos lucro de milhões às tabaqueiras, socialmente sei que que o tabaco mata! Então porque não acabam com o tabaco??? Estou a ser ingénua...mas socialmente isto é uma eutanásia quer queiramos ou não.
Leo

Shaktí disse...

Mano, já não tinha o prazer da tua visita há algum tempo.
Continua a dar-me na cabeça que um dia a coisa entra!!
Sabes que concordo há 15 anos com o que dizes por isso nada tenho a acrescentar.
Ok ao almoço vou tentar não fumar perto de ti.
Beijos e boas férias!

Shaktí disse...

Leo, obrigada pela tua visita! Tens "paletes" de razão quanto aos malefício do tabaco, nem sei mais o que acrescentar apenas que nas férias vou tentar deixar...
Beijo e volta sempre. Um abraço aos belos ares da Caparica.

Shaktí disse...

riky, só os fumadores se entendem uns aos outros, o resto são conversetas.
Eu também gosto de camel e de uma marca que ninguém gosta os galoise pretos e cigarrilhas compridas e negras que não se encontra em lugar nenhum e que já nem me lembro o nome.
Sobre o tema visita este compulsivo fumador no seu blog: http://dehomem.blogspot.com/2005/07/tabaco.html (coisa de macho mesmo).
Obrigada por teres passado por aqui para fumarmos juntos.

RuiPFG disse...

Leo, o tabaco nao acaba porque dá mais lucro ao estado do que a gasolina...
Ao estado e as "companhias".
è literalmente dinheiro a ser queimado á frente dos olhos e direito aos pulmões.
com uma pitadazinha de arsénio para dar gosto...

JPS disse...

Não fumo, mas deixo fumar.

Gosto do cheiro do tabaco de cachimbo ou dum charuto.

Gosto tambem de ver uma mulher lançar o fumo para o ar sensualmente.

E por falar nisso... acho que nunca beijei uma fumadora...

JPS disse...

Só agora vi "as botas":

Não tenho botas mexicanas, só de marcha de cano alto, o que convenhamos não é bem a mesma coisa.

Umas evocam os grandes espaços desérticos do Colorado, as outras as selvas humidas da Amazonia.

Respondendo directamente á pergunta: Se tiveres saltos altos e os astros estiverem alinhados quem sabe?...

jomaolme disse...

Não sou completamente viciada no tabaco!
Aguento-me perfeitamente 1 dia inteiro sem fumar!! E nas férias nem lhe toco!!
Não me incomodo que fumem ao pé de mim, mas evito sp fazê-lo ao pé dos outros!!
Assunto interessante!

Beijokas

Shaktí disse...

Zuko meu ícon romantico as botas mexicanas foram só um exemplo.
Gosta muito mais daquelas que tu descreves...
Se não fumas fico contente é sinal que preservas a tua saúde, mas fico agradada pela tua premissividade para com os viciados como eu.
A sensualidade de uma boca está em todos os seus gestos, a língua, os lábios, são sempre excitantes.
Achas que deva consultar os astros durante este milénio? ;))
Felicidades para ti.

Shaktí disse...

Gosto da presença de todos e espero sempre conseguir lançar temas que vos interessem.

Beijos a todos e votos de bom fim de semana, e boas férias se for caso disso.

Sea disse...

Fumadora me confesso :)
Adoro fumar, em todas as ocasiões, sejam elas quais foram.
Mais do que um vício, um prazer. secalhar também por isso, é que sabe sempre bem depois do sexo ;)
Obrigada pela visita no Place.
Um beijo

Pink disse...

Fumar...
Pois, sempre a velha questão do fumador passivo...
Eu também me confesso como fumadora. Consigo estar dias sem fumar, principalmente de férias, mas o stress do trabalho...não me deixar acabar com este vício, de vez, que nos mata aos poucos.
Evito sempre fumar perto de quem não fuma, ou antes de acender o cigarro, tenho cuidado de perguntar se incomodo.
Mas não sei o que é pior: imaginem-se num local público onde alguém está a fumar, o não fumador afasta-se...e dá de caras c alguém que em vez de libertar fumo...liberta um odor asqueroso de suor, daquele bem perfumado semelhante a queijinho francês...
Agora pergunto: Não estará essa criatura também a perturbar os outros? Porque só criticam, então o fumador?
Quando ao teu outro vício...sexo, não há comparação possível!
Não há exercício mais saudável que sexo!!!
Por isso te digo, se estiverres em dúvida quando pegas num cigarro...se puderes, não o acendar e parte para o "exercício físico" é q dá saude...e faz crescer!

Shaktí disse...

Pink, obrigada pela tua visita e quando puderes diz-me onde posso comprar maços de sexo para substituir o cigarro pela prática do mencionado exercício cardio-vascular. ; ))

Claro que concordo contigo àcerca dos maus cheiros alheios serem tão os mais incomodativos que o fumo do cigarro, mas, a esses, dificilmente podemos dizer: ok eu apago o meu cigarro e você vai tomar um banhinho e doravante lava os dentes e usa desodorizante em cascata!
Estava-se mesmo a ver...

Shaktí disse...

Sea é um prazer ter-te aqui neste meu humilde cantinho de ideias.

Sim o cigarro pós-coito é mesmo um dos melhores!

Beijos

JPS disse...

Durante este milénio?
Porque não durante este ano?

E sabes que mais? Vou voltar a usar com frequência aquelas botas...

Boas férias!

Shaktí disse...

Zuko, tu de botas e o ano ainda não acabou... hummmm, be still my heart...!!

obrigada pelos votos de boas férias, serão micro mas vão-me saber a homens de botas: maravilhosamente bem!!

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»