quarta-feira, agosto 16, 2006

Poema ...

poema

Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados que eu ando
a limitar a tua altura
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco


Mário Cesariny

(é um dos meus poemas favoritos de um dos meus poetas adorados, a quem presto homenagem)

( a foto foi gentilmente cedida por um amigo )

7 comentários:

Ana Luar disse...

Obrigada pelo momento poético... não conhecia o poeta... e fiquei apaixonada pela sua poesia.

Pink disse...

Lindo...sabia que era 1 bom poeta mas não conecia a sua escrita. O próximo livro que comprar será dele.
Obrigado poe este momento poético...
Por acaso aqui vim...por acaso...e digo-te que este poema falou-me ao coração. Fez-me sentir saudades daquele que procuro, daquele que espero há tanto tempo, daquele que desconheço mas sei que hei-de encontrar...
Que tenhas encontrado o teu Amor!

Nuno Lourenço disse...

É um lindo poema obrigado por a partilhares.

Shaktí disse...

ana lunar: de nada, ainda bem que consegui interessar-te pela escrita de Cesariny, a sua poesia é belissíma.

os prazeres...: é imensamente ao vosso estilo, leiam-no.

pink: encontrei-o e perdi-o há demasiado tempo; duvido sequer que volte a sentir algo assim, há pessoas únicas que nos marcam muito.

sda: eu sei e saber-te-ia explicar muito bem... por isso este poema é o meu favorito de Cesariny; tenho a distinta petulância de pensar que foi escrito só para mim...

Beijos a todos e obrigada pela vossa visita.

Shaktí disse...

nuno: obrigada eu pela tua visita.

Pink disse...

Todos os amores são únicos...
O céu está repleto de estrelas! Todas são lindas, todas são diferentes...como os amores.
Eu também pensava como tu...até que uma Estrela surgiu no meu céu e voltou a iluminar o meu coração.
O nosso coração é grande...
Nele cabe os antigos e os novos amores. Claro que não vais esquecê-lo, mas se conseguires guardar as recordações sem mágoa...há-de surgir também para ti uma Estrela.
Que o teu céu vá ficando cada vez mais iluminado ao longo da vida...

Shaktí disse...

Sim Pink, estás coberta de razão. Mas sabes que os melhores céus, mais repletos de estrelas maravilhosas, estão em África, especialmente nas cúpulas noturnas dos imensos desertos.
Isto significa que nem todos os céus são povoados com as estrelas mais belas ou que nos emocionem mais.
Se procuras vislumbrar estrelas num céu coberto de neblina e poluição, vais ter de te esforçar muito para as vislumbrares. Podem lá estar, acredito que sim, contudo a possibilidade de as veres com clareza é muito menor.
O coração pode ser grande, o meu e o teu são de certeza, pelo que leio das tuas palavras.
Mas, venho eu questionando há tanto tempo, quantos mais haverá assim??...