segunda-feira, agosto 14, 2006

Reencarnação e karma


Fiz hoje um daqueles testes que alguém envia pela net e o tema era o das vidas passadas e as dificuldades no amor devido ao Karma e as repercursões na actual reencarnação.
Dizia então o resultado do questionário que noutras vidas, supostamente eu teria sofrido experiencias amorosas intensas e violentas…
Afirmava o mencionado relatório que as minhas vidas passadas teriam sido marcadas pela perda de entes queridos numa guerra ou teria tido um casamento manchado pela violencia o que influenciaria agora a minha visão descrente no amor e nos relacionamentos, uma vez que permaneceria em mim, até aos dias de hoje, a noção de que tudo muda num segundo, por vezes, de forma devastadora.
Prosseguia, este teste, dizendo que tenho dificuldade em confiar nos meus amores de forma profunda e que, não obstante desejar algum tipo de "ligação duradoura", essa ideia de ficar dependente de alguém me apavora e faz sentir desconfortável, a ponto de submeter as "minhas ligações amorosas" a profundos e reiterados testes por forma a perceber se o seu amor seria efémero ou de carácter mais permanente.
Concluia o teste que tanta desconfiança poderá minar qualquer relacionamento actual pois não obstante ser uma pessoa alegre e relaxada exteriormente, por dentro as feridas psíquicas causariam um grau enorme de ansiedade o que poderia fazer terminar sucessivamente e de forma abrupta os amores da actualidade.
Bem, estes testes levam-me a pensar que são efectivamente feitos de forma inteligente e prespicaz, contudo a sua veracidade e acuídade pode ser posta em causa.
A teoria da reencarnação e do Karma, no meu ponto de vista, já teve mais adeptos outrora que aqueles que possui hoje.
Não se trata apenas de avaliar o nosso sistema de crenças, religiosas ou outras, trata-se antes de avaliar o que é de bom senso.
Tudo o que o teste me indica pode ser aplicado a milhões de pessoas neste planeta, pois se precorrermos a nossa história universal, o que não têm faltado são conflitos bélicos e a susceptibilidade de, qualquer um de nós, ter perdido, noutra vida, alguém numa guerra é mais que muita, isto acreditando na teoria da reencarnação e da transmigração das almas.
Ainda seguindo este raciocínio, ou seja colocando-me do lado da reencarnação, sempre assistimos a amores violentos e trágicos ao longo dos tempos, logo isso não seria motivo para eu ser um caso único a sofrer de amores com estas características.
Agora se não formos adeptos ou crentes na reencarnação, podemos avaliar este teste como mais uma treta que circula na net.
Se não vejamos: desconfianças nos nossos amores e paixões temos sempre, sejam grandes ou pequenas, dependendo do contexto e das pessoas envolvidas, e a testes já nos submetemos e submetemos os outros, pelo menos uma vez na vida, por forma a avaliar o quanto nos amam e se é efémero ou não esse sentir.
Tudo depende das nossas vivencias actuais, das nossas escolhas e dos padrões dos nossos relacionamentos na nossa própria história individual contemporânea, passada e presente.
Se é a única que temos ou se vivemos vezes sem conta até "acertarmos contas com o destino", isso sinceramente não sei.
Porém, na minha opinião, estes testes são um enorme logro porque não distinguem um caso do outro e qualquer pessoa que tenha nascido no mesmo ano, local e hora que eu e fosse do mesmo sexo, levaria sempre com a "chapa 5".
Penso igualmente que a charlatanice electrónica é mais que muita e só espíritos demasiado crentes e confiantes se ligam a estas matérias, como por exemplo a das "correntes", que não se devem quebrar sob a pena de nunca mais termos um minuto de sossego ou sorte nas nossas vidas. Estas correntes que me chegam por e-mail todos os dias só tenho um procedimento: apago-as e nem as leio.
Para concluir, o karma, segundo teorias menos alarmistas, não é nada mais nada menos que a sucessão de acontecimentos passados e presentes que, obedecendo ao princípio de Heinsenberg, se influenciam uns aos outros formando uma cadeia infinita que tudo toca, marca e transforma, e não um resgate infinito de culpas ancestrais e difíceis de provar.
Isto significa que temos todos uma enorme responsabilidade em tudo o que fazemos, dizemos e decidimos, de bom ou de mau, porque as consequencias dos nossos actos ecoam no espaço e no tempo, de forma eterna, sem poderem ser alterados, mas podendo ser emendados dentro do nosso livre arbítrio e sempre que podermos escolher entre um comportamento e outro.
Deve ter sido por causa destas certezas pessoais que hoje não dei um soco na cara da pessoa que me importunou, empurrou, berrou e xingou logo de manhãzinha, sem razão aparente.
… essa pessoa sim estava e ficou com muito mau karma… claro que senti uma raivazinha de criar bicho mas, como normalmente faço nestas ocasiões, afasto-me do meu próprio cérebro e instintos, não vão eles criar um caso de má vizinhança.

( a foto é de Douglas Filiak Designer da Fox TV americana)

3 comentários:

Shaktí disse...

Renhau gata aragana: quando voltar a receber estes testes faço reenvio para ti prometo!
Fazes muito bem restringir aquilo que a tua filha pode ver, se bem que dificilmente os garotos conseguem escapar a todas as influencias não é?
Obrigada pela tua visita :)) vou dar um salto ao outro teu blog com imenso gosto!

Libertyn n' us disse...

oh pá para fazeres esses testes é sinal que tens muito tempo livre....

Shaktí disse...

libertynus: estás a querer ser mais papista que o papa.
Já ouviste falar de fins de semana ou férias?
Definitivamente não deves estar nos teus dias...