quarta-feira, setembro 06, 2006

Um anão celeste chamado Quaoar


Como todos já sabemos Plutão foi relegado para um categoria menor no sistema solar sendo agora considerado um anão gasoso.
Deve ser duro perder um lugar de honra que detinha desde 1930 mas são as novas leis da astronomia.
Desde essa data foram entretanto descobertos outros corpos celestes no nosso sistema solar, todos de massa inferior ao nosso querido planeta Terra o que é bom porque ninguém vai querer decerto estar por lá nos confins frios e solitários da orla do nosso sistema planetário.
Um deles chamou-me a atenção pelo nome tão peculiar, descoberto em 2002, a quem puseram o nome de Quaoar com um diâmetro de apenas 1.200 kilómetros ( a Terra tem quase 13.000 km e a Lua 3.476).
Ora um nome destes para um planetóide só pode ser brincadeira e se tivesse sido descoberto por um português não lhe tinham dado este nome certamente, pois é lendária a nossa propensão para fazer de tudo uma anedota.
Não só daqui a pouco temos mais anõezinhos que planetas a revolver-se à volta do Sol, pelo andar da carruagem, ainda tinhamos de ter a desgraça de um deles ser o Qu-ao-ar.
Bolas, aquilo dever ser frio por aquelas bandas e ainda por cima ter 1.200 km de Qu-ao-ar olhem que é obra.
Qualquer dia temos algum engraçadinho a dizer que as raparigas de rabo avantajado são todas originárias de Qu-ao-ar e lá se vai a nossa paz de espírito garotas.
A comunidade científica mundial deveria ter mais cuidado com estas coisas, imaginem uma delegação de extra-terrestes decide visitar o sistema solar e depara, mais ao menos à entrada, com uma tabuleta a dizer Qu-ao-ar, já viram só a risada que os nossos amigos cinzentos ou verdes vão dar?
Vai ser uma destas galhofas naquelas naves que sabem logo que não vale a pena levar os terráqueos a sério, não vos parece?
Até porque ninguém se lembraria de ter um Qu-ao-ar numa região de tal forma inóspita do nosso espaço sideral, sob pena de congelarmos tudo o que nos fizer falta para as tarefas do dia-a-dia...
Só visto, que faltinha tremenda de chá por parte dos astónomos e físicos!! Copérnico e Galileu devem andar às voltas na tumba de certeza absoluta!
Concordo com a reclassificação dos satélites do Sol, claro está, até porque é o resultado das novas descobertas científicas, mas incomoda-me ter uma bola de gás algures a planar com este nome tão estranho.
Só de imaginar se o Quaoar rebenta, será que cheira mal??...
Ainda bem que, neste sistema planetário repleto de berlindes, continuamos a ser o terceiro calhau a contar do sol.
Uffffa...!

Fonte: Revista Única nº 1766 do Jornal Expresso 2 Set 2006 (artigo de Nuno Crato)

4 comentários:

RuiPFG disse...

ta boa...soe preciso que os extra terrestres falem portugues, e nao ingles como sabemos ser verdade pelos filems de holywood.

Shaktí disse...

obrigado pelas vossas visitas amigos, mas realmente o nome não é nada feliz

Shaktí disse...

sda: ok não comentes, espero que ao menos tenhas sorrido (**;)
Beijos para ti

Shaktí disse...

Pm: no mínimo!!!