terça-feira, agosto 08, 2006

Ter ou não ter, eis a questão... 40 anos


Fiz 40 anos em Maio e algumas pessoas amigas têm-me perguntado o que mudou na minha vida e o que é isso da ternura dos 40.
Claro está que esta questão é levantada não só por aqueles que se situam numa faixa etária inferior à minha mas igualmente perguntadores são os que por ela já passaram ou a atingiram recentemente.
Bem, eu tenho respondido que ainda não sei bem o que mudou, porque apenas cheguei aos 40 anos há pouco tempo mas provavelmente pouco ou nada mudou, de qualquer forma ainda não fiz nenhum balanço.
Porém uma coisa diferente tenho a certeza que sinto: perdi difinitivamente a pachorra para aturar as tretas dos outros, as cenas parvas, as coisas sem consequencia, a falta de vontade para serem e assumirem alguma diferença ou mesmo de se assumirem a si próprios doa a quem doer.
Acho que também, paradoxalmente, me sinto mais tolerante com quem realmente merece a minha tolerância, sinto-me una com os reais problemas das pessoas, às vezes mesmo de quem não conheço pessoalmente mas com quem vou mantendo algum tipo de vínculo de amizade.
Sinto-me também mais livre apesar da noção exacta de que o tempo realmente passa a correr. Experimento coisas novas, já não digo que não a nada só porque me parece estranho de início.
Consigo disfrutar de forma mais directa e com bastante deleite de várias gerações de pessoas, talvés porque me encontre num local de fronteira a olhar para os dois mundos e lamento as perdas de tempo de quem ainda acha que o tem em abundância e admiro quem o disfruta sem peneiras só porque as datas de aniversário se vão somando umas às outras inexorávelmente.
A ternura dos 40, muito sinceramente, penso eu que não existe ou é mais um dos mitos urbanos que alguém com ar mais que repassado inventou.
Ternura temos em qualquer idade, sempre senti ternura pelos meus amigos, família, colegas de trabalho, animais de estimação, objectos pessoais e outra quinquelharia afim que me acompanha ao longo dos anos.
Não me sinto mais terna por ter completado 4 décadas, sinto, isso sim, que a ternura é um estado de alma a não ser desperdiçado nos caixotes do lixo da existência.
Também não me apráz qualificar ou quantificar quem se aproxima de uma quarentona com evidente intenção de absorver um naco de experiencia que não lhe compete. Dou comigo a pensar que é o equivalente a usar uma esponja de banho no duche que não é nossa ou a ler uma carta ou diário que não nos pertence às escondidas. Até a noção da coisa me arrepia!
Contudo reconheço, porque também passei por essa fase, o fascínio dos mais novos pelas pessoas que são mais experientes mas ainda não podem ser catalogadas como velhas; é um manancial de vivencias que parece estar logo ali à mão. Mas cuidado se se pensa que quem experienciou a vida por mais alguns anos que outros abrirá assim mão do que aprendeu, só porque alguém está interessado em saber. Nada disso!!
Gosto e sempre gostei de dividir os meus conhecimentos com os outros apesar de saber que nada sei, mas sempre numa base de reciprocidade, de aprendizagem mútua, mas agora, do alto dos meus fresquinhos 40 anos, penso que nem toda a gente tem efectivamente algo a ensinar-me apesar de achar que posso aprender muito com quem realmente tem algo para me dizer.
Pode ser paradoxal esta minha opinião e susceptível de levantar alguma celeuma, mas não me importo. Aliás, acho que os 40 anos, se mudaram a minha visão do mundo em alguma coisa foi mesmo essa: já não me incomoda o que os outros pensam de mim!!
E que sensação de alívio e liberdade proporciona esse sentimento!! Chega a ser inebriante não ter nada mais a provar a alguém nem a mim mesma. Claro está que todos os dias revejo os meus limites, redimensiono a minha escala, questiono e volto a questionar as minhas opcções e pseudo certezas, mas nunca mais em prol de ninguém que não seja eu mesma, porque quero e sobretudo porque posso fazê-lo.
Não penso que homens e mulheres aos 40 anos possam ter chegado àquilo que realmente desejam na sua vida, se têm muito querem mais, se não têm nada, toca a lutar para conseguir mais e melhor, mas já sem sentimentos de culpa implacáveis, sem considerar ou medir o peso que a sociedade caústicamente pensa de nós e dos nossos actos e opcções.
Pois é, se calhar, para mim ter 40 anos não significa mudar muita coisa porque provávelmente sempre me senti igual a mim mesma, orgulhosa das minhas qualidades, hipercrítica com os meus defeitos. Já era assim aos 20, aos 30 e provávelmente serei assim aos 50, se lá chegar.
Quem já se sente assim, livre, de cabeça feita mas fresca, absorvendo àvidamente cada segundo do dia, tentando sempre auto-superar-se e escolher o melhor para si e tiver menos 20 anos que eu ou mais 20, então penso que estaremos do mesmo lado da barricada, optamos da mesma forma e escolhemos pelos mesmos meios.
Por estas e muitas outras razões ter 40 anos é muito bom, sabe bem estar vivo, lamenta-se o que se tem a lamentar, congratulamo-nos pelas coisas boas que alguém nos proporciona ou que vivemos solitáriamente mas o tempo dos arrependimentos já passou e isso é realmente uma sensação muito positiva, já não somos mais o que alguém nos destinou, não fazemos parte do imaginário de ninguém, temos o nosso próprio Universo em que cada pontinho luminoso conta, bem como cada região de escuridão, mas são coisas nossas, apenas nossas e mais ninguém tem nada a ver com isso!!

5 comentários:

Shaktí disse...

Obrigada!!!! Mas já foi em Maio...
Beijos grandes às Deusas!!

JPS disse...

Comecei por copiar isto e aquilo do teu texto para depois dizer que era isso mesmo , que estás completamente certa, que é exactamente isso que tu dizes.

Mas depois era tantas frases que é melhor simplesmente perguntar se tambem posso assinar este texto!

Tu estás lá! :D

Lara disse...

vivam os "entas" lolll

sabes se há frase que detesto, é : a ternura dos 40.

mas que ternura? mas qual quê? 30 ou 40 é tudo o mesmo! é preciso é saber vive-los.

adorei o teu blog, vou voltar :)obrigada pela tua visita.

cm disse...

Maturidade ao mais alto nível... em saltos altos!
Adorei a tua prespectiva de vida.
Beijo

Shaktí disse...

Zuko podes subscrever na íntegra se é o que sentes também.

bad-lolita, temos um ódio comum esta frase também me tira do sério! Agradeço imenso o teu elogio que devolvo em dobro àcerca do teu blog.

Eu, a maturidade é mesmo uma questão de prespectiva de vida; um beijo para ti também.

Aos três agradeço a vossa visita e as palavras que me dirigiram porque me emocionaram, foi um carinho inesperado da vossa parte que caiu como pérolas e me fez sentir muito bem.

Voltem são muito bem vindos!!